Blog - a nova-velha febre.
Houve um tempo, não muito distante, em que a modinha na internet era ter um blog. Milhares de internautas criavam seus blogs e os alimentavam compulsivamente. Hoje a coisa está um pouco diferente. Um pouco.Manter um blog ativo - e atrativo - pode até parecer tarefa fácil a primeira vista.
Essa ideia se deve à facilidade de criação e manejo da ferramenta.
Mas afinal, o que é um blog?
Um blog (português brasileiro) ou blogue (português europeu)(contração do termo inglês Web log, diário da web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog).
Numa definição mais leiga, pode-se dizer que blog é um site que o usuário alimenta da forma como desejar.
Não importando a definição, o blog é um ambiente virtual que dá a liberdade de falar/mostrar qualquer coisa. Obviamente respeitando os limites da legislação brasileira. (pedofilia, aviso de conteúdo adulto, etc.). É importante lembrar que estar no ambiente virtual não isenta ninguém de responsabilização por crimes eventualmente cometidos, mais comumente, injúria, calúnia, difamação.
Salienta-se também o tema da responsabilidade sobre aquilo que se posta. Embora em alguns blogs você pode delimitar os leitores, de modo geral, você nunca sabe o alcance daquilo que vai postar.
A tarefa mais difícil do blog nas primeiras semanas é a divulgação. As redes sociais tem sido de grande ajuda nesse sentido, mas o sucesso desse trabalho vai depender do número de seguidores e amigos que você tem nelas.
Há outros meios. Parcerias com outros blogs é um exemplo.

E aqui nós entramos no campo mais difícil, da blogosfera. O conteúdo e a frequência.
É importante que um blog seja atualizado. Diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou qualquer outro mente. Mais importante que isso é o leitor saber com qual frequência ele é atualizado. Dificilmente você volta numa pagina que já visitou 3, 4 vezes e ela nunca está atualizada. Porém, se você sabe que determinada pagina de seu interesse é atualizada, por exemplo, às segundas-feira, você entrará todas as segundas e não entrará outro dia porque sabe que não haverá atualização.
Claro, o ideal de atualizações depende do tema do blog. Normalmente, o ideal é que seja atualizado diariamente, ou, pelo menos, dia sim, dia não. É o ideal, mas é missão quase impossível. Explico.
Eu, particularmente, não gosto de pegar conteúdos de outros blogs ou sites e simplesmente usar a brilhante técnica do ctrl+C ctrl+V. Já tive um texto copiado integralmente sem nenhum aviso prévio e, apesar de orgulhosa por um trabalho reconhecido, não fiquei muito feliz. Acho legal sim você fazer uma troca de ideias com outras pessoas, interagir com outros textos, fazer citações, pegar ganchos, escrever um texto baseado no outro, mas copia integral, acho que um blogueiro é melhor que isso.
Aqui nós batemos em outro ponto importante e difícil pra manter um blog. Atualização e geração de conteúdo. Como vou manter meu blog atualizado e com conteúdo não copiado? Isso exige tempo e dedicação, justamente um dos mais difíceis pontos.
São raros os blogueiros que fazem do blog seu trabalho, que ganham com ele dinheiro suficiente pra viver. Normalmente os blogueiros tem empregos e blogar é um hobby.
Ás vezes, por mais que doa nos autores, falta tempo livre e disposição mental pra atualizar o blog. E falo aqui em dor mesmo, em angústia. Não é incomum blogueiros que passam a semana atarefados e não conseguem dedicar um tempo pra atualização do blog ficarem incomodados com essa inercia. Normalmente rola um pedido de desculpa pro leitor ou uma piadinha e tal. Mas o fato é que, entre dedicar-se ao trabalho que é seu ganha-pão e dedicar-se ao blog, deverá, quando impossível conciliar, deixar o blog pra segundo plano.
Nosso Caso, por exemplo, passou por problemas parecidos na ultima semana e meia. Computadores pifados, peças vindo de longe, trabalho novo, trabalho velho de novo, cansaços físicos e mentais. Nosso caso não foi renegado à segundo plano, não foi esquecido, e não está enfrentando uma fase de falta de material. Ideias tem, muitas. Material, também, muitos textos não finalizados, muitos temas selecionados, muitas imagens guardadas. O que faltou foi tempo pra organizar tudo isso e apresentar ao leitor de forma limpa e clara.
Essa semana, excepcionalmente, não publicaremos o quadro "Notícias da Semana" em virtude de ser um quadro técnico que exige preparação todos os dias. Nossas postagens não podem ser feitas em 5 minutos. Todas elas exigem dedicação pois são feitas com carinho. Não trabalhamos com simples cópias e colas, ainda que quadros como o Notícias da Semana, ou Frases de Quinta são cópias, eles são trabalhados, as frases e notícias são selecionadas em meio às várias opções publicadas na mídia, toda postagem é formatada. O trabalho de confecção da postagem nem sempre é sabido ou percebido pelo leitor, mas ele sempre é feito com a mesma dedicação e carinho.
Portanto, sabendo que estamos em falta com você, leitor, agradecemos a paciência e pedimos sua compreensão.
Estamos voltando à programação normal.
Saudações!