sábado, 23 de abril de 2011

Devagar e sempre


Você sabe por que o blog anda devagar, quase parado?







O tempo é curto. Eu juro.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A verdadeira Páscoa

Fugindo um pouco da "normalidade" deste blog, quero comentar sobre a data que se aproxima. A Páscoa.
Com o passar dos tempo, intervenções de mídia e, principalmente, comerciais, essa comemoração pré-cristã, passou por tantas transformações que hoje, se não fossem as insistentes propagandas de ovos de chocolate com coelhinhos saltitantes, a tradicional data teria caído no ostracismo, pelo menos para o resto do mundo.
O Pessach (Passagem), dos judeus é comemorada durante vários dias, onde tradicionalmente relembram as dores que o povo judeu sofreu há cerca de 3.500 anos, quando foram escravizados no Egito. E com um conteúdo todo programado, as atitudes durante esses dias, são recheadas de lembranças de seus ancestrais. 
Além das orações e histórias contadas, as refeições são todas bem elaboradas e cheias de simbologia.
Entre os pratos principais estão:

Matzá (ou pão ázimo):
Pão sem fermento, feito de fécula de batata (farinha de trigo,aveia, cevada ou centeio), água e sal. Estar sem fermento lembra o fato de que o povo Hebreu em quanto fugia do Egito, não teve tempo de esperar o pão fermentar e crescer.




Carne:
Durante a comemoração a carne obrigatoriamente precisa ser de um animal de quatro patas e de unha fendada, o mais comum na região é a carne de carneiro, podendo ser usada a de boi, bode ou outras.




Ervas amargas:
Principalmente a Raíz Forte, geralmente envolvida em talo de salsão ou folhas de alface. São molhadas em vinagre e água com sal (que se faz recordas as lágrimas derramadas e o suor do trabalho escravo).






Ovo cozido:
Para relembrar o sacrifício do animal que era levado ao templo. Deve ser cozido até ficar bem firme.




Charosset:
Uma pasta ou patê de maçã, nozes, canela, vinho (geralmente em pó) e açúcar. Simboliza o barro (por ficar com coloração semelhante) que era usada pelos judeus para fazer os tijolos das pirâmides egípcias.





Vinho:
Que seja quantidade suficiente para que cada um preencha sua taça por quatro vezes. Representando as quatro formas que Deus prometeu a Libertação para o povo Hebreu.

"Eu vos libertarei do jugo dos egípcios e vos livrarei da servidão. Eu vos redimirei com braço estendido (...) e vos tomarei por meu povo". (Êxodo 6: 6-7).




Entre outros alimentos simbólicos estão o pescoço de frango, batata cozida, bolinhos de peixe com matzá e muito mais.
Minha principal intenção em apresentar rapidamente o "ritual" culinário do Pessach é que saibam que a "Páscoa" que hoje conhecemos, nada se aproxima com a verdadeira tradição da data. O cristianismo que difundiu a data como sendo a da ressurreição de Cristo, porém a data é muito mais antiga do que esse importante acontecimento para as religiões mais modernas.
O que hoje se vê nada mais é do que uma banalização de um importante rito comemorativo de um povo. Infelizmente hoje somente o povo de Israel e seus descendentes, seguem e pregam essas formas.
O restante do mundo prefere contar aos seus filhos que quem trouxe o Ovo de Chocolate foi o Coelho (como ele foi capaz de botar um ovo e de chocolate ainda por cima eu não sei). E não fazem sequer menção a Libertação Judaica ou Ressurreição de Jesus.
São somente "massa de manobra" do que é comercial.
Enfim...

 Fonte: Chabad

Feliz Páscoa (Pessach) a todos nós!

Renan R. Rosa.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Frases de Quinta categoria 5

"Não sei como alguém estuda tanto e depois quer esquecer o povão. O povão é a razão de ser do Brasil".
Ex-presidente Lula em resposta a FHC, que afirmou que o PSDB não pode insistir em disputar influência nas camadas mais pobres da sociedade.

"@realjosedeabreu Meu amigo! Estou apanhando porque defendi Aécio. Não gosto dessa utilização política de fatos como esse.
Senador Lindbergh Farias do PT-RJ respondendo às críticas do autor José de Abreu, já que Lindbergh resolveu defender Aécio Neves dos ataques por ter sua CNH apreendida, com base na Lei Seca.

"Podem me trollar a vontade. Estou falando de vidas que poderiam ser ceifadas por um ex-governador bêbado! Isso é doença".
O ator José de Abreu, ainda sobre o caso Aécio, ele tem levantado o assunto repetidamente.

“Vários estudos já mostraram que pessoas que fazem sexo virtual acabam por se isolar, ficam viciadas na masturbação e passam a não interagir com o outro, dificultando a abordagem ao vivo. Brincar de vez em quando é bem diferente de fazer sexo virtual".
Sexóloga Carla Cecarello em reportagem para o portal UOL, sobre Sexo Virtual.

"Quem vier será pedreira. Não tem jogo fácil em Taça Libertadores, ainda mais num mata-mata".
Muricy Ramalho técnico do Santos sobre a classificação para próxima fase do campeonato.
Pelo que se viu do jogo Argentinos Jrs. e Fluminense a expressão mata-mata será mais verdadeira do que nunca.

"Estou muito orgulhosa que o meu menino Jack, que hoje completa oito anos sóbrio. Eu te amo Jack"
Sharon Osbourne, esposa do Ozzy Osbourne em seu twitter sobre o filho "limpo" há 8 anos.
Pelo histórico familiar, o que seria "sóbrio" na definição deles?

@cqc: Dilma está entre os 100 + influentes da Time. Pena q o termo “influente” tenha perdido força após aplicado ao Rafinha Bastos.
Tuite do programa CQC, da band, retuitado pelo comediante e apresentador Rafinha Bastos.

“A pasta base é como a rapadura e a cocaína é como o açúcar”
Marta Jezierski, médica psiquiátrica e diretora do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, explicando a diferença entre oxi, crack e cocaína.
Enquanto o Brasil caminha pra monocultura da cana, outros países caminham pra monocultura das plantas de coca...

"Tinha que ser o Charlie Sheen. Ele conseguiu um milhão de seguidores no Twitter em apenas um dia. Eu nunca vi isso acontecer antes."
Justin Bieber, sobre ser eleito uma das cem pessoas mais influentes do mundo.
Ae Dilma, tá bem acompanhada, hein!
A título de curiosidade, mais alguns nomes na lista do 100++ extraídos da mesma reportagem: Nicolas Sarkozy, Michelle Obama, Mark Wahlberg, os cantores Bruno Mars e Sting e os atores Chris Colfer, de "Glee", Blake Lively, de "Gossip Girl" e Amy Poehler, de "Parks and recreation".

"Elas não são horríveis. Não são descritivas. Não são sediciosas,"
Michael Pastor, juiz da Corte Superior de Los Angeles que autorizou a apresentação de fotos da autópsia de Michael Jackson aos jurados no processo que corre contra o ex-médico pessoal do astro acusado de homicídio culposo no caso.
É isso aí... os jurados vão entender completamente o que as fotos da autópsia vão mostrar...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O tempo não pára

 
A pouca idade e inexperiência da juventude, nem sempre refletemo estereótipo de alguém "desligado" e desajuizado.
Porém em sua maciça maioria, o jovem quando é autor de bons projetos e ideias, pesa contra ele a tradição da sociedade em achar que ele(a), ainda não é capaz de tal.

E que talvez ele seja uma personalidade de grande futuro, uma "pedra bruta a ser moldada". Alegando o mesmo, que o jovem em questão ainda tem muito tempo pela frente, que pode esperar, é só ter paciência.

Concordo sim, paciência é virtude de poucos.

Mas sinceramente, não posso ficar parado, apenas esperando. E sim aproveitar a época de maior efervescência em minha mente.

Certa vez durante a corrida presidencial de 2002 a então pré-candidata Roseana Sarney, em um dos programas televisivos de seu partido, lançou uma frase de efeito que me marcou muito: "Me disseram uma vez, que eu seria uma boa vice. Sei que posso ser vice, mas também posso ser versa".

Não devemos apenas esperar. A melhor hora de agir e deixar de ser segundo plano é o agora. Ou então no futuro, quando olharmos para trás, pode ser tarde demais.



"O tempo não pára


não pára, não, não pára".