sábado, 26 de março de 2011

Vale a pena assistir.

Três vídeos que realmente nos mostram como hoje está o nosso Planeta e que ainda temos esperança.
Pode mudar, tudo pode melhorar.




Itaú



Coca-cola


WWF #HORADOPLANETA

(Hoje 26/03 é dia de A Hora do Planeta, um movimento mundial em prol da Terra. Das 20:30 às 21:30 desligue as luzes de sua casa, faça sua parte demonstrando que você se preocupa com o futuro da humanidade e do mundo).


Duas empresas privadas (as quais não estou fazendo propaganda), e uma ONG internacional. Vídeos diferentes, temas nem tão relacionados, mas que juntos pregam amor, esperança e consciência.
Mas apenas um público alvo TODOS NÓS!

(Renan R. Rosa)

sexta-feira, 25 de março de 2011

A vez delas.





Bom hoje não é 8 de março, nem  estamos em alguma festividade ou comemoração para as mulheres, porém elas (pelo menos a maioria) merecem sempre nosso destaque.
Àquelas (cerca de 130 tecelãs) que no ano de 1857, na mesma data em que se comemora agora o Dia Internacional delas, morreram carbonizadas, depois do incêndio criminoso, trancadas na fábrica onde no momento faziam greve, lutando pela igualdade de direitos, melhores salários e por um tratamento digno. Mas só foram lembradas e a data oficializada em 1975.
Às mulheres que no Brasil também passaram por grandes embates e conquistas como a de 1932, onde obtiveram o direito ao voto, ou bem mais recentemente conquistaram a Lei Maria da Penha (Lei 11.340), bem mais rígida contra a violência sofrida por elas.
São essas mulheres, executivas, professoras, advogadas, médicas, jornalistas, atrizes, costureiras (como a maioria em minha Ibitinga) ou as que chegaram para ficar nas profissões “masculinizadas” por tradição. As mesmas de jornada dupla, que também são donas de casa, mães e muito mais.
Hoje em dia me alegro em saber que (sem pensar no lado de situação ou oposição da política), nosso país está nas mãos de uma competente e trabalhadora mulher, guerreira e de raça, que não desistiu nos momentos mais difíceis. Agora se pararmos para observar não é só Dilma no Governo Federal, temos muito mais delas hoje no comando político do país, com grande destaque às nove ministras (um número recorde no primeiro escalão brasileiro).
Um olhar diferente e renovador sobre a administração, governo, desenvolvimento e política de nosso país. A mim só resta agradecer ao povo por estar quebrando paradigmas, e desejar a esta equipe uma Ótima Sorte e que mostrem a qualidade que já sabemos ter.


Da esquerda para a direita: Helena Chagas (Comunicação Social), Luiza Bairros (Igualdade Racial), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Ideli Salvatti (Pesca), Dilma (Presidenta), Miriam Belchior (Planejamento), Maria do Rosário (Direitos Humanos), Ana de Hollanda (Cultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Iriny Lopes (Políticas para Mulheres).

http://glo.bo/g2UYc2


Parabéns sempre mulheres.
Um especial as da minha vida: Alice (filha), Grazielli (noiva), Sara (mãe) e Aracy (avó).

*E também a minha companheira de blog Tauana.

Renan Rabelo Rosa.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Irracional? Quem?!


Depois de E.T Bilu, agora o Cão aconselha...
( duasounove.com.br )

Ficha Limpa? Sujou!

O grande tema do dia é a Lei Complementar 135/10, conhecida como Ficha-Limpa. Não bem ela, mas a "derrubada" dela pelo Supremo Tribunal Federal.
A questão toda é que foi uma lei muito aplaudida pela população, é uma lei que deveria ter sido feita há muito tempo. E esse foi o grande problema da Lei, o tempo.
Agora, senhoras e senhores, temos a impressão que o Ministro Fux foi inexperiente ao desempatar a votação. Na verdade, eu acho que inexperiente é quem comenta isso.
O grande problema da nossa ânsia por justiça é que queremos que ela seja feita a qualquer custo, imediatamente, e, ao julgar de acordo com suas atribuições, o STF, vale dizer, orgão máximo da Justiça no Brasil, acabou sendo contrário à vontade da população.
Tudo que acontece no país deve ser de acordo com a Constituição Federal, ou, no mínimo, não ser contrário a ela. (Tem a questão de tratados sobre Direitos Humanos que pode estar acima da Constituição, mas isso já é assunto pra aulas de Direito Constitucional.)
Pois bem, a Constituição, carinhosamente chamada de CF, estabelece:
Art. 102 - Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição...
Até agora, então, temos 2 fatos interessantes: 1 - Tudo tem que estar de acordo com a CF; 2 - O STF é o responsável por manter o 1.
O artigo 16 da CF é claro sobre a anterioridade da lei que modifique o sistema eleitoral.
Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 4, de 1993) (grifo nosso)
Diante disso, temos, então, que: 1 - Tudo tem que estar de acordo com a CF; 2 - O STF é o responsável por manter o 1; 3 - A vigência da Ficha-Limpa nas eleições de 2010 é contrária ao texto da CF.
Sendo assim, pedir que o STF declarasse a validade da Lei é, no mínimo, pedir pra ele agir contra o que é de sua função.
Confesso que eu ainda não tive tempo de ler os votos dos ministros, mas muito me espanta que tenha havido divergências. Alguns dos comentários versam sobre princípios vagos, vontade de justiça, mas nenhuma argumentação que me convença que a matéria poderia ser votada contrariando a norma máxima vigente.

A Lei do Ficha-Limpa foi uma Lei de iniciativa popular que passou por todos os tramites legais nas casas legislativas até a sanção presidencial. Ela jamais poderia ter sido aplicada nessas eleições, pelos motivos acima descritos. Confesso que nesse momento fico curiosa pra saber qual foi a justificativa para que fosse aplicada.
É certo que velhos salafrários conhecidos vão voltar a ocupar seus lugares no Congresso e Assembleias, mas é imperioso lembrar o contexto em que nossa Constituição foi redigida para que possamos entender a inflexibilidade dela que, nesse caso, obrigou a um desfecho "injusto".
Nossa atual Constituição data de 1988, fruto de um período de pós ditadura militar que pisou nos direitos civis, editou leis e atos institucionais ao seu bel-prazer, que perseguiu, torturou e matou pessoas que lutavam contra o sistema. Muitos de nossos constituintes foram perseguidos políticos. Diante dessa situação, buscando evitar uma futura nova ditadura, a CF/88 foi elaborada de forma a ser soberana, de difícil mutação, extremamente garantista no tocante a direitos.

A Ficha-Limpa não caiu, o STF não a derrubou. Ela apenas escorregou, por conta própria, nos prazos de sua edição.
Nem sempre o que é legal (no sentido de de acordo com a lei) é moral.
Num futuro breve voltarei a falar de questões relativas à CF e os reflexos do "trauma" do momento em que foi editada. Muitas das nossas indagações em matéria penal são reflexos desse período.

Espero ter contribuído para melhor entender o que se passou nessa decisão tão polêmica.

Saudações!

Frases de quinta categoria

"Existem dois tipos de político: o que precisa de dinheiro pra se eleger e o que se elege porque quer dinheiro". (José Roberto Arruda. Ex. Governador do DF pelo DEM). "Não volto mais para a política. Conseguiram acabar comigo" (José Roberto Arruda. Sobre a possibilidade de retornar a vida política). "Oficializar a prostituição diminuiría a exploração, mas é difícil imaginar alguém disposto a registrar essa condição em carteira". (Raquel Pacheco a "Bruna Surfistinha" ex-garota de programa, sobre os abusos sofridos). "O princípio da anterioridade é um princípio ético-jurídico fundamental: não mudar as regras do jogo com efeito retroativo" (Ministro do STF Gilmar Mendes relator do processo da Lei da Ficha Limpa, enquanto argumentava seu voto pela validação da lei somente a partir das eleições 2012). "Não tenho este sonho este sonho (haver um jogo de despedida pela Seleção Brasileira em sua homenagem). Ronaldo é Ronaldo e Rivaldo é Rivaldo. Ronaldo tem o privilégio de ser carioca. Se eu fosse carioca poderia ter despedida, mas não quero". (Jogador Rivaldo apontando os evidentes favorecimentos à jogadores cariocas que fizeram história na Seleção). *(A CBF também é carioca). "Sugeriria fazermos uma campanha do tipo: devolve essa p... Bethânia"!!! (Cantor Lobão, pelo twitter (@lobaoeletrico), comentando o financiamento de R$ 1,3 milhão por parte do Ministério da Cultura, para o blog da cantora). "Não é da minha natureza. Seria um estupro para o que eu quero pra mim". (Thaila Ayala, atriz, sobre os convites das revistas para posar nua). "A destruição da capacidade militar de Kadhafi é uma questão de dias ou semanas, certamente não de meses". (Alain Juppe, Ministro das Relações Exteriores da França, sobre os ataques as tropas do ditador). "O tema (FICHA LIMPA) é complexo e tormentoso. Não obstante, depois de muito meditar, minha opinião se resume à seguinte frase: “Teu dever é lutar pelo direito, mas no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça” - Eduardo Couture." (Professor Flávio Martins, pelo twitter (@sigaoflavio), Professor de Processo Penal e Direito Constitucional para concursos, rede LFG, sobre polêmica do Ficha Limpa). "Não é um reencontro." Christian Chávez sobre shows com Anahí. Os ex-RBDs fazem shows juntos e separados nesse final de semana em São Paulo e Rio. Ok, essa foi piada!

Porque todo Yin tem seu Yang. (Será?!)


quarta-feira, 23 de março de 2011

Ficha Limpa (2010) #FAIL

Está formado o samba do crioulo doido! (Para muitos é esse o pensamento).
O STF acabou por decidir por 6 votos a 5 (com o voto-desempate de neo ministro Luiz Fux). Que a renovadora e já aceita proposta da Lei do Ficha Limpa não valeu para as eleições 2010.
Sendo assim mudanças ocorrerão no já empossado congresso. Alguns deputados e senadores já em exercício pelo atual legislatura deveram dar lugar aos barrados.
Com isso são favorecidos velhos conhecidos da política nacional que estavam barrados, Jader Barbalho (ex. Governador do Pará) e Senador "eleito" com mais de 1,8 milhões de votos é um deles. Outras figuras como o paraíbano Cássio Cunha Lima e Paulo Maluf terão seus direitos políticos válidados para o mandato 2011 a 2015 do Congresso Nacional.

*A notícia foi dada em primeira mão, pelo Portal (manipulador, imperialista e porco capitalista) G1.

** Os votos contra a validação do Ficha Limpa em 2010 foram: Gilmar Mendes (relator do caso), Dias Toffoli, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello, Cezar Peluso e Luiz Fux (o decisivo).
Votos a favor da validação (efeito retroativo) em 2010: Ricardo Lewandowski (que também é presidente do (Tribunal Superior Eleitoral), Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Carmén Lúcia e Ellen Gracie.





"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

Frase muito conhecida, "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", extraída do livro O Pequeno Príncipe, do autor Antoine De Saint-Exupery, é talvez uma das frases de maior expressão na atualidade.
E é uma verdade quase imutável.
Na onda de que "a grama do vizinho é sempre mais verde", acabamos inevitavelmente exportando o que temos de pior.
Ontem, durante o tempo de ócio [im]produtivo, navegando pelo portal do G1, encontrei algumas noticias que chamaram a atenção pelo título. Segue:




"Sarney diz que atos secretos foram questão 'pequena' em sua biografia."




"Dono exige distância e condição especial para emprestar 'Abaporu'."






"'Só conhecia o Brasil por meio de sites para adultos', diz ator americano Jamie Foxx"


Essas 3 são as que mais me chamaram a atenção nas notícias dessa terça. E não foi pela relevância, foi pelo preconceito estampado. Pela ideia que fazem de nós.
Sarney envolvido em vários escândalos, atos secretos pode ser que de fato nem foram tão grandes assim comparado a outros escândalos que envolveu a família Sarney, porém, quem deu "autorização" para que ele pensasse assim? Quem deu pouca importância aos atos secretos? Será que se o povo tivesse se incomodado mais com isso, se o povo tivesse entendido o que isso significou, se nós tivéssemos nos mobilizado, ele se sentiria tão a vontade pra fazer esse comentário?
"Abaporu" uma obra da pintora brasileira Tarsila do Amaral, expoente do movimento modernista no Brasil, vendido em 1995 a um colecionador argentino por US$ 1,5 milhão. Ok, se eu tivesse uma obra desse valor, também faria exigências pra emprestar. Mas era necessário mesmo? Será que no Brasil não existe gente especializada que sabe como tratar uma obra de arte? A exigência da distância é que o público deve ficar a 1 metro da obra. Pra evitar a mania de ver com os olhos dos dedos, sabe... Quem passou ao tal Eduardo que nós brasileiros somos seres sem noção?
E o Jemie Foxx? sem comentários? Nada, é o que mais deve ser comentado! Essa notícia me lembrou outra, de um famoso ator, falando que não precisava de autorização pra gravar com armas no Rio, afinal, andar armado é normal por lá... O problema é que quem exporta esse tipo de pensamentos somos nós mesmos. Violência, paraíso do sexo, corrupção... nós é quem passamos isso... que nunca ouviu falar no American way of life? ou, Estilo de vida americano? Nos Estados Unidos tudo é lindo... Tem um seriado dos anos 80 fazendo sucesso por aqui, o tal do "Todo Mundo Odeia o Chris". Alguém já parou pra analisar que ele reflete justamente o lado "americano" que nos negamos a ver?

Aliás, queria saber quem deu procuração pra um pais se chamar pelo nome do continente? Eu sou América também, Tio San... todos os filmes você vê alguém dizendo "Deus salve a América", uow, obrigado por pedir por mim também, arrogante!

A questão toda é, o que nós exportamos sobre nós e o que importamos sobre eles? Não só os Estados Unidos, mas todos os outros países? Tropa de Elite é muito bom? sim, maravilhoso, eu sou mega fã das produções de José Padilha, mas o que exportamos sobre nós? favela, droga, sexo, pobreza, corrupção, território sem lei... É a verdade? não cabe a mim responder. Só sei que os filmes que exaltam nossas belezas e as boas qualidades de nosso povo são muito mal feitos, sem história, e sem nada que chame a atenção... Se nós mesmos não temos saco pra assisti-los, como fazer passar lá fora?
Enquanto vivemos na era do paga-pau pro não-nacional, vemos esse tipo de comentário e não temos sequer o direito de reclamar...
Saudações

terça-feira, 22 de março de 2011

Quando duas mentes inquietas se unem pra dizer "Chega!"

O jovem de hoje não é vazio.
O jovem de hoje não se preocupa apenas com vestir o que está na moda ou escrachá-la.
O jovem de hoje não ouve apenas aquilo que faz sucesso na MTV!
O jovem de hoje não desvia das páginas políticas.
O jovem de hoje discute ideias, traça planos, opina.
O jovem de hoje se preocupa com o que acontece ao seu redor.
O jovem de hoje não se conforma em ser taxado de alienado.

Um Caso Por Acaso chegou pra dizer que
SIM, EXISTE VIDA INTELIGENTE ANTES DOS 40!

Um Caso Por Acaso surgiu da convergência de pensamentos de jovens que tem necessidade de se expressar, de dizer o que pensa, de chamar pra si a responsabilidade de seu crescimento, a autonomia de suas ideias.
Os objetivos do blog é comentar.
Os fatos do dia a dia, as notícias que estão na mídia, a música, a política, acontecimentos locais, estaduais, nacionais e mundiais.
Os mais diversos temas transitarão pelas nossas paginas, de polêmicas a serviços de utilidade pública. O céu é o limite, ou não.

Do Nome:
Caso: Acontecimento, História, Fato.
Acaso: Algo que acontece sem finalidade ou sem objetivo, isto é, algo sem causa final.
Algo que acontece sem ser consequência de algo passado, ou seja, efeito que não se explica por uma determinação precedente
Algo que acontece sem ser explicado por nenhuma relação com outra(s) coisa(s), nem simultânea(s) nem precedente(s), isto é, sem qualquer determinação.
O único determinismo que influi no tema de cada postagem é a vontade de seu autor.
Independência e imparcialidade são as palavras de ordem.
Um Caso Por Acaso será atualizado diariamente. Teremos colunas de leitores, matérias de convidados, sugestão de músicas, filmes, documentários tudo organizado em dias próprios.

Embarque nesse projeto. Comunique-se!
Envie sua postagem assinada para umcasoporacaso@gmail.com. Uma vez selecionado, seu texto será publicado e os devidos créditos mantidos.
Bem-Vindo ao Novo.
Encontre sua poltrona e vamos decolar.


O Céu será o nosso limite, ou não!