sexta-feira, 25 de março de 2011

A vez delas.





Bom hoje não é 8 de março, nem  estamos em alguma festividade ou comemoração para as mulheres, porém elas (pelo menos a maioria) merecem sempre nosso destaque.
Àquelas (cerca de 130 tecelãs) que no ano de 1857, na mesma data em que se comemora agora o Dia Internacional delas, morreram carbonizadas, depois do incêndio criminoso, trancadas na fábrica onde no momento faziam greve, lutando pela igualdade de direitos, melhores salários e por um tratamento digno. Mas só foram lembradas e a data oficializada em 1975.
Às mulheres que no Brasil também passaram por grandes embates e conquistas como a de 1932, onde obtiveram o direito ao voto, ou bem mais recentemente conquistaram a Lei Maria da Penha (Lei 11.340), bem mais rígida contra a violência sofrida por elas.
São essas mulheres, executivas, professoras, advogadas, médicas, jornalistas, atrizes, costureiras (como a maioria em minha Ibitinga) ou as que chegaram para ficar nas profissões “masculinizadas” por tradição. As mesmas de jornada dupla, que também são donas de casa, mães e muito mais.
Hoje em dia me alegro em saber que (sem pensar no lado de situação ou oposição da política), nosso país está nas mãos de uma competente e trabalhadora mulher, guerreira e de raça, que não desistiu nos momentos mais difíceis. Agora se pararmos para observar não é só Dilma no Governo Federal, temos muito mais delas hoje no comando político do país, com grande destaque às nove ministras (um número recorde no primeiro escalão brasileiro).
Um olhar diferente e renovador sobre a administração, governo, desenvolvimento e política de nosso país. A mim só resta agradecer ao povo por estar quebrando paradigmas, e desejar a esta equipe uma Ótima Sorte e que mostrem a qualidade que já sabemos ter.


Da esquerda para a direita: Helena Chagas (Comunicação Social), Luiza Bairros (Igualdade Racial), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Ideli Salvatti (Pesca), Dilma (Presidenta), Miriam Belchior (Planejamento), Maria do Rosário (Direitos Humanos), Ana de Hollanda (Cultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Iriny Lopes (Políticas para Mulheres).

http://glo.bo/g2UYc2


Parabéns sempre mulheres.
Um especial as da minha vida: Alice (filha), Grazielli (noiva), Sara (mãe) e Aracy (avó).

*E também a minha companheira de blog Tauana.

Renan Rabelo Rosa.

Um comentário: