sábado, 21 de maio de 2011

Notícias da Semana 6

Voltando à série das Notícias da Semana...




Domingo, 15 de maio.


Strauss-Kahn contrata advogado que defendeu Michael Jackson (G1)


Diretor do FMI foi acusado formalmente por abuso sexual nos EUA. Vítima seria funcionária de um luxuoso hotel em Manhattan.


Pelo papo que rolou sobre Michael, isso foi quase uma confissão de culpa.


Segunda-feira, 16 de Maio.


Livro com erros deve gerar ações contra MEC (O Globo)


Sobre livro que continha graves erros de Língua Portuguesa.
Afinal, agora "nóis vai" pra frente já que leram o absurdo do livro, nem vai precisar de uma reforma educacional em nosso país.


Terça-feira, 17 de Maio.


Guiness: Brasileira de 114 anos é a mais velha do mundo. (Estadão)


Matusalém? Quem?! #BrasilWin


Quarta-feira, 18 de Maio.
Vestido salva noiva que pulou do 7º andar. (G1)


Depois que fazem piadas sobre o casamento elas (ela sabe que to falando dela...), não entendem o porque.


Notícia Bônus.


Ex-jogador Marcelinho Carioca não assumirá como Deputado Federal (UOL)


A volta dos que não foram.


Quinta-feira, 19 de Maio.


Deputados do PA e PI dão "apoio recíproco" para criar novos estados (Folha)


Já pensaram se essa moda pega? E o pessoal resolve dividir.


Sexta-Feira, 20 de Maio.


FMI anuncia seleção para substituir Strauss-Kahn (G1)

Julio Cesar, Daniel Alves, André Santos. 
Lúcio e David Luiz. Sandro e Ramirez. Elano e Thiago Neves. Robinho e Fred. Mano anunciou na quinta já, e o @renanrrosa montou o time titular. Esse tal FMI tá atrasado.

Sábado, 21 de Maio

Morte em motel é reconstituída em Niterói.(G1)

E começarão em que parte? Fica a dúvida 




Essas foram as mais "interessantes" notícias dessa semana.
Participe. Mande criticas e sugestões através dos comentários ou direto para nossa redação: umcasoporacaso@gmail.com.br.

Comunique-se!

Pensamentos...

O tempo é muito lento para os que esperam,

muito rápido para os que tem medo,

muito longo para os que lamentam,

muito curto para os que festejam.

Mas para os que amam,

o tempo é ETERNIDADE.


Willian Shakespeare.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Frases de Quinta categoria 9

"A maioria das pessoas que vem a mim o faz em situações realmente desesperadoras"
Benjamin Brafman, advogado criminalista de Nova York, defensor constituído pelo Diretor do FMI acusado de abuso sexual nos EUA.O advogado ficou conhecido por atuar na defesa de Michael Jackson quando foi acusado de abuso sexual de menores, por livrar astros de futebol americano e rappers, entre outros clientes famosos.


Lá também tem advogado que dá jeitinho em tudo.


"Da última vez que viemos, não sabíamos que no Amazonas teria uma cidade de verdade. Pensei que tocaríamos para tribos em um palco feito de madeira"
 Harry Judd, baterista da banda McFly, que está em turnê pelo Brasil em entrevista coletiva concedida no hotel em São Paulo.


Ninguém é obrigado a saber a geopolítica do Brasil, mas pô, não rola uma curiosidade de saber onde vai tocar? Google? Bing? qualquer outro site de buscas... Ele tá isento,o baterista do Restart que disse algo parecido, não. Brasileiro tem que saber, afinal estuda em História, Geografia, e vê na mídia.


"Somos musicalmente maduros e pessoalmente imaturos" 
O mesmo Harry, do McFly.


Não sei se posso concordar com a primeira afirmação...
*Ele ainda chamou o Cristo Redentor de "Jesus gigante" e, surpreso quando foi informado que Shakira não era brasileira, disse que ela dança como uma.  


"Foi um baque".


Jogador Neymar do Santos F.C. ao recebe a notícia que será pai aos 19 anos.


"O Bolsonaro tem se caracterizado como um deputado estúpido, mas ele foi eleito com esta estupidez".


Deputado Candido Vaccarezza sobre o cara mais citado neste humilde blog.




“Não se poderia, pois exigir, de Jomarcelo, mais do que ele fez. Pelas suas notórias deficiências, só se pode agradecer por ele não ter errado com muito mais freqüência. Se é que não errou mesmo”


O juiz federal Murilo Mendes, da Vara de Sinop, que julgou os controladores de voo no caso do acidente do jato Legacy com o Boeing da Gol.


Com esses "elogios", só faltou condenar.


“era controlador que para mim não tinha condições de ser controlador”.
Um sargento experiente, que era responsável pela formação dos profissionais, citado pelo juiz na decisão da frase acima.


Não condenaram, mas humilharam legal hein!


"Queremos uma lei que apoie as famílias. Jamais uma intervenção do Estado na vida das pessoas"
Maria do Rosário, secretária nacional dos Direitos Humanos em reunião na Câmara dos Deputados sobre Lei da Palmada.


"Não é luta contra palmada. É lei do respeito".
Xuxa em fala na Câmara Federal.


Será que se a Rainha dos Baixinhos fosse educar sozinha sua filha, não agiria com mais firmeza?


"É com imensa tristeza que me sinto obrigado a apresentar ao Coselho Administrativo minha renúncia ao posto de diretor-gerente do FMI".
Dominique Strauss-Kahn, Presidente do FMI acusado de abuso sexual.


Pensado no fato dele ser um dos favoritos ao pleito eleitoral francês e um dos poucos capazes de tirar Sarkozy do poder, essas acusações me parecem totalmente eleitoreiras. Por aqui no nosso Brasil sempre vemos coisas parecidas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os quadrinhos não mentem

E além de produzirem conteúdo, todos se acham críticos, investigadores, jornalistas, especialistas em qualquer outra área.
Internet e seu conteúdo (bom ou ruim). É devastador.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dupla Nacionalidade - Parte I

O que é, como se adquire, você quer ter?
Miscigenação, essa é a palavra de ordem na nossa formação.

Ao longo da história (que nem é tão longa assim), nosso país viu sua população ser formada pela mistura de povos e raças que, pelos mais variados motivos imigraram para o Brasil em diferentes épocas. Africanos, Italianos, Holandeses, Alemães, Japoneses, Russos, Zimbabueanos (existe essa palavra?). O fato é que todos somos descendentes de algum povo que não o brasileiro (tá, excluindo a questão dos indígenas).

A globalização, a substituição dos traumáticos vapores por modernos aviões, a busca por novos horizontes, ou qualquer outro motivo mais objetivo desperta em muitos brasileiros a vontade de fazer o caminho inverso ao de seus ascendentes. Mas como visitar ou permanecer em outro país? Vistos, autorizações, cidadanias, várias são as formas e existe a mais indicada pra cada migrante ou emigrante.

Vamos nos ater ao nosso tema, a aquisição de nacionalidade estrangeira, ou dupla nacionalidade.
Primeiramente vale dizer que a nacionalidade é muito mais ampla que o simples direito de transitar ou permanecer num determinado país sem ser incomodado. A nacionalidade é o vínculo entre uma pessoa e seu país, o que o faz sujeito de direitos e deveres frente ao mesmo.
Numa definição mais formal: Em direito, nacionalidade é o vínculo jurídico de direito público interno entre uma pessoa e um Estado.[1] A nacionalidade pressupõe que a pessoa goze de determinados direitos frente ao Estado de que é nacional, como o direito de residir e trabalhar no território do Estado, o direito de votar e ser votado (este, conhecido como cidadania), o direito de não ser expulso ou extraditado e o direito à proteção do Estado (inclusive a proteção diplomática e a assistência consular, quando o nacional se encontra no exterior), dentre outros. (Wikipédia )

Em uma definição informal, nacionalidade é ser tratado como se nascido naquele país fosse. A dupla nacionalidade, portanto, é ser cidadão de dois países ao mesmo tempo. Dupla-nacionalidade, comumente referida também como dupla-cidadania, é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois Estados nacionais concomitantemente. (Wikipédia)

Os países onde a dupla ou múltipla nacionalidade é reconhecida (verde) e os países onde a cidadania dupla ou múltipla é proibida (vermelho)

 A nacionalidade é definida de duas formas: jus soli (local do nascimento) ou jus sanguinis (através da ascendência). Em outras palavras, você adquire nacionalidade por nascer no país ou por ter ascendentes nascidos nele (se o país em tela adotar tal critério).
Para obter cidadania pelo critério do jus soli é necessário, por obvio, nascimento dentro do território do país ou na extensão dele (navios, aviões, embaixada, etc). Já o critério do jus sanguinis é mais maleável. É necessário fazer prova de que qualquer ascendente seja nacional daquele país. 

É muito frequente brasileiros descendentes de italiano optarem por ter reconhecida sua cidadania italiana. Uma boa parte do nosso povo foi composto pelos imigrantes italianos, portanto, muitos temos ascendência do país e a cidadania italiana, hoje, abre as portas da União Europeia para os brasileiros, motivo pelo qual é muito procurada.
A Itália é um dos países que adotam o jus sanguinis, portanto, descendente em qualquer grau de italianos são considerados italianos e podem optar por ter essa cidadania reconhecida.

O processo para a aquisição da cidadania italiana é relativamente simples. É necessário reunir documentos que comprovem seu parentesco com o italiano, documento que comprove que patente italiano é nascido na Itália (mavá!), árvore genealógica da sua família, tradução juramentada disso tudo,  dar entrada no processo disso tudo no consulado Italiano e esperar um looooongo tempo (dizem que a espera está variando de 10 a 15 anos).

"O que eu tenho a ganhar adquirindo outra cidadania?" 
Passe livre no país e nos países que mantem com ele acordos de passe livre de seus nacionais, como é o caso da União Europeia.

"Sendo assim, devo tirar a minha cidadania?"
Depende.

"O que eu tenho a perder?"
Sua cidadania brasileira. Ser tratado como estrangeiro no país que você nasceu.

Assustou? 
Sim, a possibilidade de perder a cidadania brasileira é real e está na Constituição Federal de 1988. 
Esse será o tema da próxima postagem. Essa história não acaba aqui.
Aguarde.

Saudações!