quarta-feira, 6 de abril de 2011

Traçando Paralelos

Uma notícia hoje me chamou a atenção. Era sobre um grupo de estudantes que protestavam na Câmara dos Deputados, pedindo a saída do deputado Jair Bolsonaro. Gritavam palavras de ordem e carregavam um cartaz que retrata o deputado como Hitler.


A matéria é do G1 dessa quarta-feira, leia aqui. Vale a pena ver.
Normalmente associamos a Hitler a obstrução de direitos, o preconceito, discriminação e tudo mais. Até ai, tudo bem, nas informações que temos hoje, sim, ele foi tudo aquilo e muito mais. Mas aí vem a pergunta. "Por que?" Por qual motivo Hitler odiava os judeus? e por que quis a criação de uma raça ariana pura? Por que ele fez tudo que a história nos mostrou? Com certeza não foi apenas porque ele era uma pessoa "maldosa".
E a resposta a essas perguntas é tão obvia que chega a ser assustadora. Hitler e os adeptos da filosofia do Partido Nazista realmente acreditavam que aquilo que faziam era o certo. Assim como Bolsonaro. Ele acredita que não está errado, sendo preconceituoso, ultrapassado ou coisa do gênero.
Tive a oportunidade de ler um pedaço de Mein Kampf (Minha luta), o famoso livro que Hitler escreveu na prisão. Na verdade, o primeiro dos 3 volumes só é que foi escrito lá. Digo um pedaço porque, sinceramente, não terminei. Trata-se de uma leitura pesada, chata. Enfim, não me chamou atenção, além do meu conceito pré formado de que ele era louco e aquilo era uma justificativa de suas loucuras. Ele começa explicando o "ódio" pelos judeus. E você acaba entendendo - muito diferente de aceitando - sua vontade de "limpar" a Alemanha desses "exploradores".
O Deputado defende a volta da Ditadura Militar no país. Mas não é porque ele gostava de ver militar torturando comunista. Ele de fato acredita que o sistema era melhor. Quando ele fala sobre homossexualismo, não é porque ele simplesmente não gosta de gay, mas ele de alguma forma acredita que isso seja "errado".
Algumas religiões não aceitam o homossexualismo, do mesmo modo que sabe-se que na Roma Antiga, ele era incentivado entre os membros do exército.
Longe de mim defender ou justificar aqui as atitudes/declarações de Bolsonaro, Hitler ou quem quer que seja. Mas o certo é que tudo aquilo que julgamos ser o correto hoje, em alguma época não o foi, e vice-versa. Certo e Errado são conceitos vagos e dependem muito do juízo de valor que a pessoa faz sobre o tema em seu intimo. Usando o pior dos clichês, É questão de Opinião, e opinião, cada um tem a sua. O fato de você convergir com a maioria ou divergir dela não te torna mais certo ou mais errado que alguém.
De qualquer forma, no contexto atual da opinião brasileira, as declarações do nobre Deputado são repugnantes e lamentáveis.

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário